Nos dias 18 a 22 ocorreu o maior evento de Cultura Oceânica da América, a SP Ocean Week.
Esse evento, anual e GRATUITO, visa promover ações de comunicação, divulgação científica e educação ambiental sobre o Oceano através de uma programação diversa, interativa e que abrange todas as idades.
Nós, do Bate-Papo com Netuno, não poderíamos ficar de fora!
Jana del Favero participou de um painel intitulado “Cultura Oceânica | Um oceano inspirador e envolvente” ao lado do Rodrigo Thomé (Euceano), Natalia Ghilardi-Lopes (UFABC) e Germana Barata (LabJor e Ressoa Oceano), e do lançamento do livro do “Uma Onda de Mulheres pelo Mar”, editado pelas incríveis Leandra Gonçalves e Patricia Furtado de Mendonça, no qual teve a honra de contribuir com um capítulo. Essa obra fala sobre a força feminina, a inclusão, a diversidade e a busca incansável por um futuro mais sustentável para nossos mares através de histórias poderosas de mulheres de várias regiões do Brasil.
E olha que a Jana não estava sozinha. Ela estava acompanhada do seu fiel companheiro, o Suvaco, personagem de seis livros infantis que buscam conectar crianças dos diversos ambientes marinhos. A dupla participou de três contações de histórias e distribuiu 200 livros “Suvaco, o oceano e uma viagem no tempo” para as escolas inscritas e todos que participaram das contações. Dizem por aí que além de fotos e autógrafos, Suvaco distribuiu carisma e muitas lambidas.
Claudia Namiki participou do painel “Recomendações dos Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano - Sociedade civil”, ao lado de Luana Seixas (Instituto Meros do Brasil), Oscar Lopes Luiz (Instituto Neo Mondo), Laura Piatto (Instituto Monitoramento Mirim Costeiro) e Fernando Assanti (Instituto Selo Social), onde conversaram sobre os avanços conquistados pela Década, suas limitações, e apontaram caminhos para o futuro, focando principalmente na ampliação da comunicação o grande público e com os tomadores de decisão.
Além disso, Cláudia e as alunas e alunos do IOUSP levaram exposição “Pequenos Notáveis: Histórias dos Seres Microscópicos que Sustentam Toda a Vida no Oceano" que nos convida a mergulhar no universo microscópico marinho, revelando a importância vital dos seres marinhos microscópicos para o equilíbrio dos ecossistemas oceânicos. A mostra é fruto do Projeto de Caracterização Regional da Bacia de Santos (PCR-BS), coordenado pelo CENPES PETROBRAS e liderado pela USP, com a colaboração das universidades brasileiras UNIFESP, UFPR, UFRJ e UFF.
Natasha Hoff participou da Barraca do Peixe, atividade do Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos do Instituto Oceanográfico da USP (@ecorrep.iousp). Nesta atividade, voltada para crianças, adolescentes e adultos, busca-se apresentar estruturas morfológicas de peixes, tubarões e raias; e suscitar discussões sobre consumo consciente de pescado, petrechos de pesca e ecologia.
E não poderíamos deixar de falar da emocionante entrega do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano. Nossa editora Carla Elliff, premiada na categoria Jovem Cientista na primeira edição do prêmio, participou mais uma vez do comitê de seleção representando o Bate-Papo com Netuno. Neste ano, reconhecemos e celebramos as trajetórias profissionais de duas brilhantes cientistas do mar: Zelinda Margarida de Andrade Nery Leão e Marina Nasri Sissini. Ainda dá para assistir à gravação deste momento, que inclui um bate-papo com as premiadas, no YouTube da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.
Um evento como a SP Ocean Week, repleto de informação e arte, é essencial para deixar o oceano marcado nas mentes e nos corações das pessoas, e assim cumprir um dos grandes objetivos da Década, de tornar o oceano conhecido e valorizado por todos.
Já estamos ansiosas pela próxima edição em 2025! Esperamos você por lá! 😉
Confira alguns momentos da SPOW 2024!
Comments